domingo, 27 de junho de 2010

Ler ou não ler, eis a questão

Brasileiro tem preguiça de ler. Isso é fato.

Muita gente fala que não lê porque não tem tempo. Pura ladainha. Não lê porque tem preguiça mesmo. Até eu, que gosto pra caramba de ler, às vezes tenho preguiça. Pra vocês terem uma idéia, comprei O Iluminado tem umas 2 semanas e até agora só li 2 capítulos. A história tá foda, não é cansativo, tem tudo pra ser aquele livro que a gente devora em 2 dias ou menos. Mas, esses dias, eu tô com uma preguiça absurda de parar para ler.

Quem não gosta de ler e admite, tudo bem. Mas não gostar/tem preguiça e ficar dizendo que é falta de tempo, pera lá, né?

Aí eu recebo um e-mail no trabalho dizendo que eu estou "altorizado" a fazer a "auteração" na data da viagem do secretário de não sei o quê.

Essa pessoa tem tempo pra ler? Provavelmente tem. Mas o gasta indo pra Aviões Elétrico, Pré-Caju, Forró do Caralho a Quatro, para algum posto de gasolina procurar alguém pra ir pro motel, etc. E depois quer dizer que não tem tempo.

E o pior de tudo é que a própria cultura brasileira incentiva isso. Vocês já viram alguma propaganda de livro na tv? Eu não. Tudo bem que quase não assisto tv, mas quando assisto, passam milhares de propagandas de cd e dvd de Maria Cecília e Rodolfo, Luan Santana, Bonde do Forró, e essas vuvuzelas que algumas pessoas insistem em chamar de música.

Achando que não era o bastante, as escolas começaram a incentivar as pessoas a parar de comprar e ler livros. Essa semana vi um outdoor de um determinado colégio que dizia "Nestas férias, não deixe de ler. Alugue filme legendado".

MEU PAU DE ASA!

Se, nessas férias, você não quer deixar de ler, COMPRE UM LIVRO! Peça emprestado a algum amigo, vá na biblioteca da escola, baixe na internet, o que for. Mas alugar um filme legendado para dizer que leu alguma coisa nas férias é demais. Ano que vem vão lançar a campanha "Nestas férias, não deixe de ler. Leia este outdoor todo dia".

Porra, é revoltante. Não tô falando como alguém que escreve e pretende viver disto, tô falando como uma pessoa qualquer. É por isso que às vezes me acho velho por gostar de ler, jogar xadrez, etc. Essa juventude tá perdida.

Mas também, com um analfabeto como presidente, o que mais podia se esperar?

4 comentários:

  1. Gostei! É isso aí, Leo!
    E parece que há um "esquema tático" pra afastar, cada vez mais, as crianças da leitura. Ao invés de se cultivar o hábito de ler contos pra elas desde bem pequeninas, aqueles que a gente lê um trecho por dia pra dar gostinho de quero mais, como os bons e velhos Irmãos Grimm (os originais; não me venha com Disney!), a fim de que adquiram o hábito, a "literatura" infantil agora é um show de imagens dos mestres ilustradores, quase mais importante que os próprios autores, com praticamente nada de texto. Duas linhas por página e um baita desenhão bem colorido.
    Será que é um novo caminho? Tô ficando velha mesmo...
    Rita Zahra

    ResponderExcluir
  2. perai nem td que acontece podemos colocar a culpa em alguem....
    mas a coisa da preguiça é vdd, eu por ex morro de preguiça de ler, matemática, historia, física, entre outras coisas de escola =P rsrssr (só p descontrair)
    os jovens estão perdidos, os adultos estão perdidos, o mundo ta perdido, ta td perdido... eu fico com vergonha qdo alguem pergunta "O que vc gosta de fazer?" e eu digo que gosto de ler, me olham logo como se eu fosse uma nerd...
    A leo e eu vi uma propaganda onde incentivam a leitura, é até a mariana ximenez quem faz, é bem legal axo que ela passa uma vez a cada 30 dias ahsuahsuahsau
    (desculpa gente sei q falei mta besteira mas já deu p perceber q to c sono né?)

    ResponderExcluir
  3. Otimo texto, Bastante revoltante essa situação dos brasileiros. Eu adoro ler, e falo isso com orgulho! Já disse algum gênio q não me lembro o nome: "O pior analfabeto não é aquele que não sabe ler, é aquele que sabe ler mas não gosta de ler!"

    ResponderExcluir