quarta-feira, 9 de junho de 2010

Mentiras verdadeiras

Não sei porque as pessoas fazem tanto estardalhaço por causa de mentiras.

Antes de mais nada, é melhor deixar claro que eu não acho que mentira seja uma coisa linda, só não acho que seja algo tão horrível assim. Afinal é uma característica inerente do ser humano.

Quando você corta o cabelo e pergunta para alguém se ficou bom, você espera que a pessoa responda a verdade, mesmo que seja uma verdade ruim. Mas e se ela mentir para não te magoar? Isso é algo tão ruim assim? Vamos esquecer a mentira em sim por um minuto e analisar o motivo: a pessoa mentiu porque se importa com você. Isso não conta para nada?

As pessoas mentem para se proteger também. E tentar se proteger é algo tão natural quanto respirar. Isso não mostra que você é uma pessoa horrível, mostra apenas que você é, de fato, uma pessoa. Por que isso é tão condenável?

Todo mundo já mentiu uma vez na vida. Eu menti, você mentiu, Richard Nixon mentiu e Pinocchio, coitado, não vou nem começar a falar sobre ele. Não importa o porquê, todos nós já mentimos. Então por que condenamos tanto os outros quando eles mentem?

Não estou dizendo que todo mundo devia começar a mentir aleatoriamente, só acho que as pessoas podiam tentar refletir mais antes de começar a condenar alguém por ter mentido. Esqueça um pouco a mentira em si e olhe o motivo. Talvez você fizesse o mesmo se estivesse no lugar da outra pessoa. Mentiras podem ser evitadas, mas existem situações em que elas são necessárias. Isso é inevitável. E aceitar o inevitável é algo completamente... bem... aceitável. E aceitar o fato de que as pessoas mentem pode levar a um auto-conhecimento maior. Você passa a conhecer mais seus limites, o que você seria capaz de fazer em certas situações e também o que outras pessoas seriam capazes de fazer nas mesmas situações. E isso nada mais é do que saber conviver consigo mesmo e com os outros.

I lie.
You lie.
He lies.

Everybody lies.

Sempre achei o House um cara sábio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário